domingo, 8 de agosto de 2010

Aspectos naturais de Honduras


Honduras conta com um clima quente e tropical, tendo duas estações bem definidas, uma seca e outra úmida. A média anual das temperaturas varia de 15 a 20°C para as regiões centrais e 20 a 40°C nos litorais. As precipitações variam, de 1 016 mm a 2 540 mm, em média.
No relevo, o país apresenta três regiões geográficas diferentes: as planícies do norte, que constituem uma faixa paralela à costa do Caribe, as terras baixas do sul, que margeiam a desembocadura do Rio Choluteca, no Golfo de Fonseca, e as montanhas do interior, com altitudes superiores a 2500 metros.
Na hidrografia, os rios pertencem às encostas do Atlântico e do Pacífico,sendo o mais extenso o rio segovia, com 275km. Destacam-se ainda o Patuca, o Aguán, o Ulúa e o Sico. Existem também diversos lagos, dos quais o mais importante é o de Yojoa, perto de San Pedro Sula.
Predomina no país a vegetação tropical, nas planícies e baixas encostas. Nos vales e bacias ocorrem florestas de pinheiros e de carvalhos e em pequenas áreas, aparece a savana.

Fonte:http://www.coladaweb.com/geografia/paises/honduras

Um comentário:

  1. Bom dia adorei o blog. Poderia complementar a gastronomia não consegui localizar.

    ResponderExcluir